quinta-feira, 9 de junho de 2011

CÂNCER

 
CÂNCER DE PULMÃO
Os pulmões são duas estruturas parecidas com esponjas que fazem parte do sistema respiratório. Quando inspiramos o ar, os pulmões absorvem o oxigênio existente nele. O oxigênio é necessário para o funcionamento de todas as células do nosso corpo. Quando expiramos, os pulmões eliminam para o ar o gás carbônico (dióxido de carbono) que é o resultado da "queima" do oxigênio pelas células.
Os cânceres que se originam nos pulmões são divididos em dois grupos principais:
·         Tumor de não-pequenas células tem um padrão de crescimento e de disseminação mais lento. Existem três subtipos dependendo do tipo de célula que originou o tumor: carcinoma epidermóide (ou de células escamosas), adenocarcinoma e carcinoma de grande células.
·         Tumor de pequenas células São chamados também de tumor de "oat cell", sendo menos comum que os tumores não- pequenas células. Este tipo costuma apresentar crescimento mais rápido e se disseminar a outros órgãos mais facilmente.

Incidência e mortalidade

A mortalidade por câncer de pulmão entre 1979 e 2000, demonstra que as taxas apresentaram um aumento de 57% entre os homens, que passou de 7,73/100.000 para 12,13/100.000 e de 134% entre mulheres, tendo passado de 2,33/100.000 para 5,33/100.000.
O número de casos novos de câncer de pulmão estimados para o Brasil no ano de 2008, é de 17.810 entre homens e de 9.460 nas mulheres. Estes valores correspondem a um risco estimado de 19 casos novos a cada 100 mil homens e 10 para cada 100 mil mulheres.
O câncer de pulmão continua a ser o câncer mais frequente no mundo (12,3% de todos os casos novos de câncer) e também é a causa de morte por câncer mais freqüente (Ferlay, 1998; Pisani, 1999 e Parkin, 2001).
No Brasil, o câncer de pulmão é a primeira causa de morte por câncer em homens e a segunda em mulheres. Apesar da alta efetividade da prevenção primária, através da prevenção e do controle do tabagismo, a sua incidência também permanece elevada.
O Ministério da Saúde, por intermédio do INCA, dentre as ações voltadas para vigilância de fatores de risco de câncer, desenvolveu em 2001 um inquérito sobre tabagismo no município do Rio de Janeiro, onde foi observada uma prevalência de fumantes de cerca de 23%. Neste inquérito, a idade média de iniciação foi mais precoce em mulheres, o que enfatiza a importância de reforçar ações de combate ao tabagismo, principalmente entre mulheres e jovens.

Fatores de risco

Os pesquisadores descobriram várias causas de câncer de pulmão, a maioria relacionada ao uso de tabaco.
·         Cigarro. É o principal fator de risco. Substâncias lesivas, chamadas carcinógenos presentes no tabaco queimado lesma as células pulmonares. Com o tempo as células lesadas podem se transformar em células tumorais. A chance de aparecimento do câncer está ligada à idade de início do tabagismo, há quanto tempo é fumante, quantos cigarros fuma por dia e o quão profundo a fumaça é inalada. Deixa de ser fumante reduz drasticamente o risco de desenvolver câncer de pulmão.
·         Charutos e cachimbos. Quem fuma charutos ou cachimbos também tem mais riscos de desenvolver câncer. Existe uma ligação entre os números de anos que a pessoa fuma o número de charutos ou cachimbos fumados por dia e o quão profundo a fumaça é inalada. Mesmo sem inalar, existe o aumento de risco de tumores de cabeça e pescoço nos usuários de charutos e cachimbos.
·         Fumo ambiental. A exposição prolongada ao ar onde alguém está fumando aumenta a chance de câncer de pulmão pelo não fumante (Prestem atenção nisso papai fumantes!!) Também chamado de fumante passivo, sabe-se que a cada 3 cigarros fumados por um fumante, o indivíduo que divide o ambiente está inalando um cigarro inteiro.
·         Radônio. É um gás radioativo invisível, sem odor ou gosto que é emitida naturalmente pelo solo e rochas. Pessoas que trabalham em minas podem estar mais expostos, mas existem áreas que possuem maiores índices de radioatividade natural. Quando somado a outro fator, como o fumo, isto pode aumentar ainda mais os riscos.
·         Asbestos. Asbestos ou amianto são fibras minerais usadas por algumas indústrias. Ao serem inaladas as partículas de asbestos ficam alojadas nos pulmões sem serem eliminadas. Levando a lesão celular e aumento de risco de câncer de pulmão.

Sinais de alerta

Alguns sintomas e sinais de câncer de pulmão incluem:
·         Tosse persistente ou que vem piorando com o tempo
·         Dor no peito constante
·         Escarro com sangue
·         Perda de fôlego, chiado ou rouquidão
·         Pneumonia ou bronquite recorrente
·         Inchaço em face e pescoço
·         Perda do apetite ou perda de peso
·         Cansaço
Estes sintomas podem ser causados por câncer de pulmão ou outras doenças. É importante o controle desses sinais com um pneumologista, ou clínico geral.

Diagnóstico precoce

É dificultado pela ocorrência já tardia dos sintomas. Apenas 20% são descobertos em fase inicial. Para fumantes, é recomendada a realização de uma radiografia de tórax por ano, como controle.
Na ocorrência de algum sintoma suspeito, o médico avalia os antecedentes pessoais do paciente, histórico do fumo, exposição ambiental e ocupacional e antecedentes familiares de câncer. Com o exame físico e uma radiografia dos pulmões se houver suspeita de câncer, o médico poderá pedir citologia de escarro. Porém para confirmar o diagnóstico é necessário uma biópsia, isto é, a retirada de uma amostra da lesão suspeita para exame microscópico. Existem vários procedimentos possíveis para obter a amostra, e a decisão vai depender de cada caso:
·         Broncoscopia. Com um broncoscópio (tubo fino e maleável) o médico entra pelas vias aéreas e coleta células ou pequenas amostras de tecido suspeito.
·         Aspiração por agulha fina. Uma agulha é inserida pelo tórax até o tumor e remove uma pequena amostra de tecido.
·         Toracocentese. Usando uma agulha o médico retira uma amostra de fluido que rodeia os pulmões para avaliar a presença de células tumorais.
·         Toracotomia. Cirurgia com abertura do tórax para retirada de material para exame. É um grande procedimento necessitando internação hospitalar mais prolongada.

Como se espalha

Apesar do câncer de pulmão poder se espalhar para qualquer área do corpo, os locais mais comuns de metástases são para o próprio pulmão, ossos, cérebro, fígado e as supra-renais. As metástases podem causar dificuldades respiratórias, dores ósseas, dores abdominais, dores de cabeça, fraqueza e/ou confusão mental.

Estadiamento

Com o diagnóstico de câncer firmado, é necessário avaliar em que estágio se encontra a doença. O Estadiamento é feito para ver se o câncer se espalhou, e se isto ocorreu, para onde. Saber do estádio da doença ajuda o planejamento do tratamento. Alguns exames utilizados para estadiamento incluem:
·         Tomografia computadorizada
·         Ressonância nuclear magnética
·         Cintilografia de corpo inteiro
·         Cintilografia óssea
·         Mediastinoscopia/Mediastinotomia
Estágio 0: É o câncer localizado chamado de câncer in situ, limitado à camada mais superficial que recobre as vias aéreas.
Estágio IA: Um tumor com menos de 3 cm sem comprometimento de linfonodos regionais ou outros órgãos.
Estágio IB: Um tumor maior que 3 cm. Não há comprometimento de linfonodos regionais ou outros órgãos.
Estágio IIA: O câncer infiltrou linfonodos do mesmo lado do tumor primário, mas não atingiu I centro do tórax e nem outros órgãos.
Estágio IIB: Um tumor com mais de 3 cm que infiltrou linfonodos hilares (centrias) do mesmo lado do tumor.ou um tumor que invade a parede do tórax, diafragma ou outros locais do tórax sem comprometer linfonodos ou outros órgãos distantes.
Estágio IIIA: Tumor de qualquer tamanho que atinge os linfonodos mediastinais do mesmo lado mas não outros órgãos distantes.
Estágio IIIB: Qualquer tamanho de tumor que infiltrou extensamente os linfonodos, mas não atingiu outros órgãos ou tumor que invadiu mediastino, coração, grandes vasos, traquéia, esôfago, espinha dorsal ou desenvolveu novos nódulos na mesma região do tumor ou derrame pleural (liquido recobrindo os pulmões) com células tumorais, mas sem metástases mais distantes. Pacientes que tenham derrame pleural com células tumorais são tratadas como tendo doença no estágio IV.
Estadio IV: Qualquer tumor que tenha atingido órgãos distantes.

Classificação - carcinoma de pequenas células

A grande maioria dos pacientes com câncer de pequenas células apresenta metástases ao diagnóstico e poucos são submetidos á cirurgia, sendo que a maioria recebe tratamento quimioterápico. Um estadiamento separado para o câncer de pequenas células identifica os pacientes que serão tratados com radioterapia em adição à quimioterapia.
O câncer de pequenas células do pulmão é classificado como:
·         Estágio limitado - significa que o tumor está localizado em um lado do tórax, envolvendo uma única região do pulmão e linfonodos vizinhos, permitindo que esta região seja tratada com radioterapia.
·         Estágio extenso - significa que o tumor infiltrou outras áreas do tórax ou fora do tórax e não pode ser totalmente irradiado.

Tratamento

O tratamento depende de vários fatores incluindo o tipo de tumor, o tamanho a localização, a extensão do tumor e o estado geral do paciente. Muitos tratamento diferentes e combinações de tratamento podem ser usados para o controle do câncer de pulmão e/ou aumentar a qualidade de vida com a redução dos sintomas.
Cirurgia: é a operação para remoção do tumor. O tipo de cirurgia depende da localização do tumor no pulmão. Alguns tumores são inoperáveis devido ao tamanho ou localização e alguns pacientes podem não ter condições físicas de suportar uma cirurgia de grande porte.
·         Ressecção segmentar: retira-se um pequena parte do pulmão.
·         Lobectomia: retirada de um lobo inteiro do pulmão
·         Pneumectomia: retirada de um pulmão inteiro.a cirurgia é a melhor opção para os casos iniciais.
Quimioterapia: é o uso de medicamentos para matar as células tumorais. Mesmo se o tumor foi retirado dos pulmões, algumas células tumorais podem ter permanecido em áreas próximas ou mesmo já terem caído na circulação sanguínea. A quimioterapia também pode ser usada para controlar o crescimento do tumor ou para aliviar os sintomas. A grande maioria dos medicamentos são administrados por injeções mas existem medicações dadas por via oral.
Radioterapia: envolve o uso de raios de alta energia para matar as células tumorais. A Radioterapia é direcionada para uma área limitada e afeta as células tumorais somente desta área. A radioterapia pode ser realizada antes da cirurgia para tentar reduzir o tamanho do tumor, ou após, para destruir alguma célula tumoral que eventualmente permaneceu na área. Muitas vezes a radioterapia é combinada com a quimioterapia sem cirurgia como tratamento principal contra o câncer de pulmão. A radioterapia pode ser usada para diminuir sintomas como falta de fôlego.

Sobrevivência

Cerca de 15% dos pacientes sobrevivem mais de 5 anos após o diagnóstico. Essa taxa aumenta para até 80% quando a doença é descoberta ainda localizada.

64 comentários:

  1. Prezados alunos postem suas opiniões sobre o uso de cigarro e aparecimento de câncer de pulmão.

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi que a mortalidade por câncer de pulmão entre 1979 e 2000, demonstra que as taxas apresentaram um aumento de 57% entre os homens, que passou de 7,73/100.000 para 12,13/100.000 e de 134% entre mulheres, tendo passado de 2,33/100.000 para 5,33/100.000.

    Hilton Junio Santos Souza

    ResponderExcluir
  3. no texto os pulmoes sao duas estruturas gue se
    parece esponjas gue fagem parte do sistema respiratorio.

    nome;leandro

    ResponderExcluir
  4. O câncer de pulmão por ser o mais simples, e o mais contraído por fumantes ou ñ, pessoas que convive com fumantes tambem pode pegar câncer de pulmão.
    andre vinícius e valéria-2ºca-a

    ResponderExcluir
  5. o cigarro é muito ruin para a saúde de todos nos do brasil e do mundo todo eu recomendo a não fumar o cigarro o cigarro pode da cânçer de pulmão

    agora eu pergunto o cânçer de pulmão tem cura

    iure menezes da rocha e Rafael Costa Chaves
    2º CA-A

    ResponderExcluir
  6. Ilma eu achei muito legal de saber que quando apresenta dor no peito,escorro com sangue,perda de fÔlego;chiado ou rouquiados e etc,pode ser sinal de alerta de câcer de pulmaõ. leticia alves dos santos.sarah martins de aguilar

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que o cigarro é o principal causador do câncer pulmonar porque hoje muitas pessoas se apego a esse habito de fumar.
    O cigarro contem substancias quimicas que fazem mal ao nosso corpo.
    yago e Micael
    turma 2° caa

    ResponderExcluir
  8. NO texto os pulmoes nÂo suporta cigaro ILMA
    FèSO O QUE EU PUDE

    NOME:JOSÉ WILSON

    ResponderExcluir
  9. nós duas pensamos assim que o cigarro tem um tipo droga nele,e quanto mais voce fumar por dia com um tempo voce pode gerar um cancer de pumão,as vezes pode até causar morte que não aguenta os medicamento que é munto forte etc...


    nome: Brenda e Marcela - turma:2° ca-a

    ResponderExcluir
  10. na leitura do texto cÂncer de pulmÂo eu obiservei que,o cÂncer ja atigir 1979 e 2000 atigiu 57% do homes e 7,73,100.000 para 12,13,100.000e de 134% entre mulheres tendo passado 2,33,100.000 para, para 5,33.100,000 em todos eles ...

    nome:dilzile

    ResponderExcluir
  11. OCANCER E UMA DOENCA QE AFETA AS PESSOAS EN GERAL VARIAS PESSOAS MORREN NO BRA SIU POR RESSA DOENSA SE DES CRO BRI MOS PODEMOS EVITA AUGO MAIS PIOR AS VESES TEN CURAS COMO CANCER DE PUMAO AS VE SES CAU SADA POR CIGARRO E OUTROS OBGETOS COMO CIGARRO DROGAS E BEBIDDAS AUCOLICAS



    LUCAS FELIX MARTINS - 2º CA-A

    ResponderExcluir
  12. Rosilene e adrielly - 2º CA_A

    eu entendi que a mortalidade por câncer de pulmão entre 1979 e 2000, demostra que a taxa apresentam um momento de 57% ent6re homens que passou de 7,73/100.000

    ResponderExcluir
  13. Professora Ilma;Na minha opnião as pessoas não deveria fumar ou usar quauquer outtro tipo de droga.Pois ela sabaendo que é prejudicial a sua saúde.
    Muitos fumantes fumam perto de pessoas não fumantes, ou em locais fechados,não só ela mais ambos são preujudicados.

    NOME:Tatiana Nunes Guimarães 2ca.a

    ResponderExcluir
  14. Betania e tatiana rosa; o cigarro tem uma grande influência no câncer de pulmão,pois quem fuma corre um risco bem maior de está adiquirindo esse tipo de câncer. Os pulmões, ficam normalmente em uma cor escura devido a fumaça do cigarro.

    ResponderExcluir
  15. o câncer de pulmão é o mais letal de todos e pode matar pessoas fumantes ou não fumantes




    Vinícius Ramires da Silva 2ca-b

    ResponderExcluir
  16. matheus nascimento 2-ca-b:Não use cigarro porque além de se matar esta matando a pessoa do seu lado

    ResponderExcluir
  17. Este texto mostra como surge o cânçer de pulmão,como é que surge é através do cigarro e outras substancias,mostra como é o tratamento do câncer,os estágios que são os Estágio 0,Estágio IA,Estágio IB,Estágio IIA,Estágio IIB,Estágio IIIA e outros,os alertas e como se espalha.
    Neste texto mostra que através de um simples cigarro podemos contrair uma enorme doença.

    Yure Alexandre Vieira Cintra & Carlos Eduardo Mendes Brum
    Turma:2º CA-B

    ResponderExcluir
  18. jackson rodrigues 2ºca-b eu acho que o fumo não leva a nada, só tras doenças para nossa saúde principalmente câcer

    ResponderExcluir
  19. NATALIA OSTROVOSKI;O cigarro é uma má influência para a nossa saúde, que contribui para o risco do câncer de pulmão, muitas pessoas tem um parente fumante em casa.
    Você sabia quem convivem com fumante pode ter o câncer de pulmão primeiro do que o idivido que fuma?

    ResponderExcluir
  20. Stephannie Goulart (2cab):Podemos concluir que o cigarro aumenta o risco de câncer no pulmão e essa matéria nos tranmite muita informação para podermos previnir a doeça.

    ResponderExcluir
  21. Gabriel de Andrade Brandão - 2° CA-B

    O cigarro mata a metade da população como as crianças que vivem com os fumantes. o cigarro mata; devemos cuidar de nossa saúde.

    ResponderExcluir
  22. Eu entendi que os pulmões são duas estrutura, parecida um esponja que faz parte do sistema respiratório. O oxigênio seve para a respiração da celulas do nosso corpo.

    ResponderExcluir
  23. luisa (2 CA-B): o fumo e um risco que causa o câncer de pulmonar que leva a morte .

    ResponderExcluir
  24. Grasiela dos Santos Antunes e Mariana Oliveira
    2°CA-B
    Eu entendi que o cigarro pode causar câncer de pulmão para quem fuma ou convive com fumante pode ter câncer antes do que o fumante e muita gente morre por causa da fumaça do cigarro porque o pulmão absorve a fumaça e pode prejudicar a sáude tanto do fumante quanto de quem convive

    ResponderExcluir
  25. alessandra lidia pereira nessa pesquisa fiquei mais informada de varias coisas aprendi que quem convive com os fumantes,também pode pode sofrer as conseqüencial,coisa também que eu nunca tinha ouvido e também que o os sinais e sintomas pode ser queda de cabelo crescimento das unhas em deformação tosse com sangue falta de ar e etc...

    ResponderExcluir
  26. Neste texto fala sobre a doença do cancer de pulmão é um risco para a nossa saúde,ñ fumar por ex:(CIGARRO,CHARUTOS e TABACO) com esssa imformação toda pode ater para de fumar mais vc ñ comsenseque por causa do vissio!



    ass:mateus patricio
    meu e-mail:mateus-patricio1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. yaskara miguel: O cancer de pulmão é uma doença muito perigosa e a principal causa desse fato é otabaco por isso os fumantes tome cuidado.(2 ca:b

    ResponderExcluir
  28. Eu entendi que os pulmões são duas estrutura, parecida um esponja que faz parte do sistema respiratório. O oxigênio seve para a respiração da celulas do nosso corpo.

    nomes:Iwzily gomes martins costa
    Thiago de Almeida Souto
    Turma:2 CA-B

    ResponderExcluir
  29. vinicius ramires meu i-mail é vinicius.silva.ramires@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Jhonatan e Harllem - 2ºca-b doenças do pulmão também ocore em outros orgão do corpo o fumo ele e um risco para a saúde e acaba com ela e do câncer de pulmonar que leva o seres vivos a morte

    ResponderExcluir
  31. karina regiane - 2º ca-b

    Eu entendi que quem e fumante tem sérios problemas e pode estar correndo risco de ter câncer no futuro.

    ResponderExcluir
  32. Radioterapia é direcionada para uma área limitada e afeta as células tumorais somente desta área. A radioterapia pode ser realizada antes da cirurgia para tentar reduzir o tamanho do tumor, ou após, para destruir alguma célula do coepo.

    ResponderExcluir
  33. esso esta mostranbdo como noã pegar cacer

    robson luiz da cunha 1ca b

    ResponderExcluir
  34. A mortalidade por câncer de pulmão entre 1979 e 2000, demonstra que as taxas apresentaram um aumento de 57% entre os homens, que passou de 7,73/100.000 para 12,13/100.000 e de 134% entre mulheres, tendo passado de 2,33/100.000 para 5,33/100.000.
    O número de casos novos de câncer de pulmão estimados para o Brasil no ano de 2008, é de 17.810 entre homens e de 9.460 nas mulheres.
    Existem varios estágios de câncer:estágio 0,1A, 1B, 2A,2B,3A,3B.

    ResponderExcluir
  35. Eu entendi que o pumao paresse duas estruturas parecidas com esponja,equando a pessoa de uma casa nao fuma mas na mesma casa tem uma outra pessoa que fuma,apessoa que nao fuma tambem pode ter cancer.joao victor felix martins.1.c.a.b

    ResponderExcluir
  36. EU ENTENDI QUE FUMANTE OCORRE O MAIOR RISCO DE TER CÂNCER DE PULMÃO E TER SERIOS PROBLEMAS DE SAÚDE QUE LEVA OS SERES VIVOS A MORTE.

    THAIS DE SOUZA - 1º CA-B

    ResponderExcluir
  37. Anônimo.

    Achei esse texto muito interessante poís assim podemos saber o que uso de drogas,cigarro,tabaco... podem causar a nossa saúde.
    No nosso país a principal causa de mortalidade vem sendo o câncer de pulmão,e é a primeira causa de morte por câncer em homens e a segunda em mulheres.
    Gostaria que todos o dependentes pensacem como nos os que sabemos o que o uso de cigarro pode causar a nossa saúde e até mesmo tirar nossas vidas.Mas infelismente poucos pensam assim.


    Yanna Ferreira 1° Ca-b

    ResponderExcluir
  38. Eu entende que não é só as pessoas que fumão.As pessoa que com viver no mesmo hambiente também fumão. Lorena 1ºCA-B

    ResponderExcluir
  39. eu entendi que quem é fumante tem sérios problemas e pode esta correndo risco de ter câncer no futuro.

    ResponderExcluir
  40. OS PULMÕES ABSORVEM O OXIGÊNIO EXISTENTE NELE . O OXIGÊNIO É NECESSÁRIO PARA O FUNCIONAMENTO DE TODAS AS CÉLULAS DO
    NOSSO CORPO.

    kAREN (1 CA-B)

    ResponderExcluir
  41. Christopher e Jorge - 1°ca-b
    Eu entendi, que não devemos fumar, porque não e bom para a nossa saúde.

    ResponderExcluir
  42. minha opnião e que você fumar cigarro pode trazer muitas doenças que nem o meu tio ele tomavaq remedios muitos fortes e ele as vezes bebia e só tinha uma coisa nele que aposto que ele ja largou ele que e o maldito cigarro por causa dessa droga ele esta no hospital em coma e esta em observaçâo no hospital de saô paulo.
    meu nome é:felipe nunes da silva turma:1°ca-a

    ResponderExcluir
  43. Meu nome è: Carlos henrique e eu acho que sobre o cigarro que e um vicio muito perigoso porque as pessoas fumam e nâo consegue para. lenbre-se nâo fume

    1caa

    ResponderExcluir
  44. o câncer de pulmão pode agir de varias maneiras atraves do cigarro do charuto do cachimbo e do tabaco que são as principais fontes do câncer

    colegas aconselho a não fumar pode tra zer varios problema para suas vidas.

    aluno:Alisson Fernandes Dos Santos

    ResponderExcluir
  45. Raquel e Stephanie - 1° CA_A

    O cancêr de pulmão é uma doença muito grave.
    atenção aos fumantes,depende da quantidade que você fuma,de quantos cigarros que voce fuma por dia e outros.
    O cancêr de pumão nao atinge so o pumão mais tambem em outras partes do nosso corpo.

    ResponderExcluir
  46. Ana Paula e Maressa - 1° CA_A

    O que entendemos sobre o cigarro é:que causa muitas doenças graves como:Mal halito,amarelamento dos dentes,problemas de coração,de pulmão.Este é o nosso comentário importante.

    ResponderExcluir
  47. EU SOU GABRIELA ROSA DA SILVA DO PRIMEIRO CA-A
    EU ENTENDI QUE OS PULMÕES SÃO PARECIDOS COM UMA ESPONJA QUANDO ESPIRRAMOS O AR O NOSSOS PULMÕES OBSERVEM O OXIGÊNIO PORQUE SEM O OXIGÊNIO NOS MORRERIA E QUANDO ESPIRRAMOS EMILEAMOS PARA O AR GÁS GARBONICO QUANDO FUMAMOS PODEMOS TER CÂNCER DE PULMÕES POR ISSO TE DIGO NÃO FUME.

    ResponderExcluir
  48. Thaynara Vieira - 1° CA_A

    Eu entendi que os fumantes tem mas risco de contrai a doença pode amarela os dentes, mal halito, problemas de coração. Este é o meu cometário.

    ResponderExcluir
  49. aluna:akyla ribeiro fraga
    turma:1°ca-a

    o pulmão é um órgão se fumarmos pode ter câncer .

    ResponderExcluir
  50. o câncer de pulnão poder ate matar as pessoa o câncer .

    jonathan mendes silva 1ca-a

    ResponderExcluir
  51. eu entendi que o câncer pode ser prevenido se você parar de fumar,e quando você fuma você é prejudicado muito com isso,o pulmão é frágil. Então não fume. Henrique Teles dos Santos Ribeiro 3ºCPA_A.

    ResponderExcluir
  52. O cigarro é muito perigoso.Ele causa câncer e pode matar as pessoas.






    joão vitor 3 CPA-A

    ResponderExcluir
  53. eu intendi qui o câncer de pulmão é perigoso principalmente para os fumantes,não só para os que fumam mais para pessoas qui convivem com os fumantes.
    mais no é só para os fumantes mais exitem vario geitos de conter esse terrivel câncer qui não é briquedo
    por isso vamos nos cuidar,pois câncer não é brinquedo.
    nomes;Késia Vitoria da Silva Brant & Hildo Dias Nascimento Júnior
    turma;3°cpa-A

    ResponderExcluir
  54. Nós aprendemos que o câncer pulmão pode matar.E uma das principais causas da doença é o cigarros,charutos que se inalarmos a fumaça deles poderemos ter câncer de pulmão.

    Nome:Gustavo Ramires da Silva
    Nome:Elias Martins da Silva Lima
    Turma:3°CPA-A

    ResponderExcluir
  55. Caroline Gomes Silva
    Tumar:3.Cpa-A.
    Cigarro?você jà parou de pensar O cigarro pre
    judecar O pulmão

    ResponderExcluir
  56. Nome:Adriele,Rosilene
    turma:3 cp

    O câncer é digerindo no pulmão e pode matar muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  57. josué raimundo pimeta da silva

    fala sobre o cancer

    ResponderExcluir
  58. no comentário falar muito de cigarro e cacer e falar gue cacer provocado em cigarro e charuto.

    nome:aline pereira dos santos eugenio
    turma:3 cpa-a

    ResponderExcluir
  59. Eu entendir que fumar faz mal a,gente e
    proriso que eu sou contra a fumar

    Samuel Cándido Amacio
    3° CPA-A

    ResponderExcluir
  60. Eu Entendir que o cigarro geralmente ataca o pulmaô das pessoas, e o cancê tambem è um problema muito serio que è perigoso matar os seres humanos.


    Nome Aryane Zuqueto da silva.

    ResponderExcluir
  61. o cancer ataca geralmente os pumão, a cusa disso é o cigarro que contém um agrotóxico que pode leva a amorte.O CANCER é um doença que faz a pessoa sentir falta de ar,outras doenças.


    NOME: ADLAINE PEREIRA DO NASCIMENTO.
    TURMA:3 cpa-a

    ResponderExcluir
  62. o câncer mata e se você não acordar vai acabar se ferrando

    ResponderExcluir
  63. Mayandra Cristhina Lopes Santos-3ºc.a.A

    Uma das causas mais conhecidas do câncer é o tabaco, muitos ainda encistem em fumar, mesmo sabendo que é prejudicial a saúde.
    O número de pessoas com câncer aumenta a cada dia, os seres humanos não estão se preocupando com essa doença mesmo sabendo que na maioria dos casos o doente morre.
    Há um jeito tão simples de prevenir, mas as pessoas não deixam de colocar um papel com fumo na boca e pensar nos outros que estão afetando.

    ResponderExcluir
  64. Nome:Verônica Nascimento Lima
    Turma:3ªca-A
    Este blog nos aguda a viver muito mais tempo, porque nos fala com nos previne das doenças que causa morte.Hoje morre muitos jovem por causa das doenças causa do câncer.

    ResponderExcluir